⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

Sofisticação Harmônica com acordes Dominantes V7

Sofisticação Harmônica com acordes Dominantes V7

Silvio Ribeiro aqui da editora Harmonia Essencial.

Neste post vamos comentar sobre uma sofisticação harmônica com dominantes V7 feita em uma canção em tonalidade maior: Parabéns.

Não pense que o exemplo da canção seja algo infantil, na verdade, a canção Parabéns pode ser muito bem utilizada para estudos da HARMONIA FUNCIONAL, pois, possui melodia e harmonia simples.

O estudo da harmonia funcional nos propõe ferramentas para podermos realizar tais sofisticações harmônicas. Os dominantes secundários podem ser muito bem aplicados nesse quesito.

O conteúdo foi retirado do livro Harmonia Essencial – A Gramática da Música Vol.3 – Parte 1, onde, por lá, terá muito mais informações. Esta aula é apenas um mínimo trecho das mais de 800 páginas que a coleção possui.

livro de harmonia funcional 1 - Sofisticação Harmônica com acordes Dominantes V7
livro de harmonia funcional

SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO AQUI


Conteúdo

SOFISTICAÇÃO HARMÔNICA UTILIZANDO DOMINANTES V7

Observe a canção a seguir:

o que é harmonia 1 - Sofisticação Harmônica com acordes Dominantes V7

Repare que a música está em Dó maior. Dentro do campo harmônico de Dó maior ( C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5) ) estão sendo utilizados os acordes I; IV; V, respectivamente das áreas TÔNICA, SUBDOMINANTE e DOMINANTE.

Sendo assim, essa é a progressão “ORIGINAL” da música, utilizando tais acordes.

Em qualquer canção que seja, existe a possibilidade de fazer re-harmonizações e sofisticações harmônicas para dar um ar diferente a música, um brilho, um destaque a mais.

Como percebeu na progressão acima, de todo o campo harmônico, está sendo utilizado apenas 3 acordes, onde, obviamente, poderia se fazer uma re-harmonização e tanto utilizar acordes que pertencem a tonalidade como aqueles que não.

Há diversas maneiras de se elaborar isso, no entanto, para ficar mais didático, vamos nos manter a estes acordes “originais” e aplicar somente a FERRAMENTA “DOMINANTES” neste caso.

Como já reparou, a tonalidade de DÓ maior possui um dominante em sua estrutura, responsável pelo retorno ao acorde I.

G7 – C7M

Esse dominante diatônico é considerado PRIMÁRIO, pois, como já comentado, faz parte da tonalidade origem.

No entanto, se ficarmos apenas restritos aos acordes diatônicos, a canção pode ficar simplesmente monótona.

Uma das ferramentas que o estudo da HARMONIA FUNCIONAL nos oferece são os DOMINANTES SECUNDÁRIOS, que são os acordes dominantes V7 dos demais graus da tonalidade:
G7 – C7M
A7 – Dm7
B7 – Em7
C7 – F7M
D7 – G7
E7 – Am7
? – Bm7(b5)

Em algumas situações específicas o dominante do VII grau pode aparecer, como no caso de II CADENCIAIS ESTENDIDOS. Não vamos nos adentrar nisso agora.

Sempre que a melodia permitir, podemos anteceder os acordes que já estão presentes na canção por seus respectivos dominantes. Lembra da canção parabéns?

Dê uma olhada em uma das possibilidades onde podemos aplicar esta sofisticação harmônica utilizando os dominantes secundários.

Mas observe que deixei em destaque “sempre que a melodia permitir”. Irei comentar mais sobre isso depois.

Acordes DOMINANTES - Sofisticação Harmônica com acordes Dominantes V7
livro de harmonia funcional

Nesta sofisticação harmônica com os dominantes secundários, observe que foram utilizados os dominantes V7/V (Dominante do dominante) e V7/IV.
Compare ambas as situações: ORIGINAL e com a SOFISTICAÇÃO HARMÔNICA.

Se possível, aplique em seu instrumento e sinta a sonoridade de cada uma.

Os dominantes secundários deixam a canção com um brilho maior, isso, primeiramente, por serem acordes propriamente de tensão e que pedem resolução, e porque NÃO SÃO DIATÔNICOS à tonalidade original.

Os acordes C7 e D7 não fazem parte da tonalidade de DÓ MAIOR. Eles não são acordes de empréstimo modal (AEM), isso é uma outra matéria. São acordes que, de certa forma, estão próximos à tonalidade origem e geram uma TONICIZAÇÃO à harmonia, uma ênfase ao acorde desejado.

Antes de alcançarmos o acorde de F6, houve sua respectiva PREPARAÇÃO. Não foi direto como, || C6 | F6 ||, houve um acorde que preparou e intensificou a chegada do F6, justamente seu respectivo dominante.
Somente podemos fazer tal substituição harmônica quando a melodia permitir. Vamos a um exemplo:

DOMINANTES V7 - Sofisticação Harmônica com acordes Dominantes V7

Neste trecho indicado na música “original”, a melodia está passando sob o acorde C6. No entanto, houve uma antecipação pelo respectivo dominante do acorde seguinte (C7).

Só foi possível haver a “substituição” de C6 por C7 pois a melodia permitiu isso. Observe que a mesma setá passando pela 5ªJ, 3ªM e fundamental do acorde e, certamente, são notas diatônicas ao acorde de C7.

Agora observe. Imagine se a melodia estivesse passando pela 7M do acorde C7M. Essa 7M impossibilitaria a substituição de C7M por C7 no exemplo acima já que este último acorde possui 7m ao invés de 7M.

É claro que podem haver outras ideias de re-harmonizações e sofisticações harmônicas em relação a nossa música exemplo, o que quis passar foi somente uma ideia de como podemos utilizar essa ferramenta que o estudo da HARMONIA FUNCIONAL nos oferece e que nos abre um leque de possibilidades e, realmente, a harmonia funcional é a base de estudo para qualquer músico, seja por hobbie ou profissional, pois “explica como funciona a música”, e por isso a sua importância.

COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL

livros de harmonia funcional - Sofisticação Harmônica com acordes Dominantes V7
Harmonia Essencial Vol.4 Parte 2

Conforme já mencionado, esta aula foi baseada nos livros da coleção HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA no Vol.3- Parte 1. Há muito mais explicações e exemplos com áudios de re-harmonizações/sofisticações harmônicas em outras canções com diferentes tipos e ferramentas da harmonia como: II CADENCIAIS, ACORDES DIMINUTOS, ACORDE SUBV7 etc…

Há muito mais conteúdo por lá. São mais de 800 páginas com exemplos em áudios e VÍDEO-AULAS, um grande diferencial também.

Seria impossível em um único post abordar tudo que o estudo da harmonia funcional nos oferece.

Os materiais citados são os mais indicados para quem está buscando o estudo da harmonia funcional desde o mais básico até o avançado, para todos os instrumentos.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS OS MATERIAIS, FOLHEAR ALGUMAS PÁGINAS DOS LIVROS E TRECHOS DAS AULAS


Mais aulas de harmonia funcional aqui.

Conheça:

1) Livros da Editora Harmonia Essencial ♥ >>>> CLIQUE AQUI
2) Curso de Harmonia Funcional COMPLETO♥ >>>> CLIQUE AQUI
3) Livros da COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL♥ >>>>CLIQUE AQUI
4) Cursos online de música que recomendamos♥>>>> CLIQUE AQUI
5) REVISTA HARMONIA ESSENCIAL (mensal) ♥ >>>> Clique aqui

Um abraço a todos e continue os estudos pelos demais artigos.

Silvio Ribeiro - Sofisticação Harmônica com acordes Dominantes V7
SILVIO RIBEIRO

www.harmoniaessencial.mus.br
[email protected]
(19) 9 9635 9402


Deixe o seu comentário ♥ 🙂

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

👇Baixar PDF👇


🔴PDF CAMPOS HARMÔNICOS e ESCALAS🔴

CLIQUE AQUI

 

 

This will close in 0 seconds