⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

🔴Teoria Musical e Harmonia Funcional🔴 Exercício Resolvido

🔴Teoria Musical e Harmonia Funcional🔴 Exercício Resolvido

Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial. 

Vamos estudar TEORIA MUSICAL  e HARMONIA FUNCIONAL.

Na discussão do grupo do WHATSAPP de 14/01 abordamos as seguintes questões sobre o contexto harmônico e melódio abaixo👇

image - 🔴Teoria Musical e Harmonia Funcional🔴 Exercício Resolvido
Exercício Teoria e Harmonia

👇👇Ouça a progressão no vídeo abaixo para facilitar o estudo👇👇 CLIQUE

Exercício

Conteúdo

🔴Questões a serem analisadas

1) Quais são as fórmulas de compasso do trecho em questão?

2) Qual a tonalidade do trecho?

3) Quais acordes foram utilizados?

4) Quantos acordes não pertencem ao tom?

5) Quais escalas foram utilizadas?

Procure responder as questões antes de ver as respostas que estão logo abaixo♫

🔴 Respostas dos exercícios

👇Segue as respostas das questões👇

image - 🔴Teoria Musical e Harmonia Funcional🔴 Exercício Resolvido

🔴 Considerações

1) Estude e veja com calma a sequência melódica e perceba que as fórmulas de compasso estão alternando. 4/4 –  2/4 – 3/4 e 6/8.

Lembrando que, quando o denominador está com o número 4, significa que a SEMÍNIMA é a base estrutural do compasso, assim, 4/4 significa que cada compasso possui 4 tempos e que cada tempo se equivale a UMA semínima.

Quando o denominador é o número 8, significa que a COLCHEIA é a base estrutural. Logo, 6/8 indica que o compasso possui 6 tempos e que cada tempo se equivale a UMA colcheia.

2) A tonalidade do exercício está em SI MENOR. Segue o campo harmônico de Si menor de maneira objetiva:

Bm7 – C#m7(b5) – D7M – Em7 – F#m7 (F#7) – G7M – A7 – A#°

3) Os acordes que apareceram na progressão do exercício são: Bm(7M) – Em7 – C#m7(b5) e C7(#11).

O acorde Bm(7M) é proveniente do campo harmônico de Si menor Harmônico ou melódico.

4) O acorde que apareceu na progressão e que não pertence à tonalidade de SI MENOR é o C7(#11).

Este é um ACORDE SUB7 PRIMÁRIO, um dominante que resolve semitom abaixo no I grau da tonalidade, Bm(7M).

5) Nesta progressão podemos utilizar as escalas de SI MENOR sob os acordes Em7 e C#m7(b5), SI MENOR MELÓDICA sob o acorde Bm(7M) e DÓ LÍDIO b7 (que é a mesma escala de Sol menor melódica) para o acorde C7(#11)

🔴Conclusão

Você nota como podemos tirar vários estudos sobre harmonia e teoria em relação à um simples exercício?

É isso, procure colocar o assunto em prática!

Silvio Ribeiro
Editora Harmonia Essencial 

image - 🔴Teoria Musical e Harmonia Funcional🔴 Exercício Resolvido

🔴NOTA:

Todos os estudos são baseados em nossos materiais de harmonia, teoria etc…

image - 🔴Teoria Musical e Harmonia Funcional🔴 Exercício Resolvido

Todos os livros da editora estão em um único PACOTE e com ACESSO VITALÍCIO a todos que surgirão ♫ ♥ 👇👇👇

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

👇Ver lLIVROS👇


🔴PDF CAMPOS HARMÔNICOS e ESCALAS🔴

CLIQUE AQUI

 

 

This will close in 0 seconds

👇Baixar PDF👇


🔴PDF CAMPOS HARMÔNICOS e ESCALAS🔴

CLIQUE AQUI

 

 

This will close in 0 seconds