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Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

Harmonia Funcional – O que é – Tonalidade maior e menor #7

Harmonia Funcional – O que é – Tonalidade maior e menor  #7

Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial. Vamos estudar um pouco de HARMONIA FUNCIONAL?

Mais uma análise musical demonstrando o que é harmonia. Não deixe de ler e estudar as análises anteriores 🙂 Nesta análise, vamos comentar sobre mais algumas ferramentas que o estudo da harmonia musical nos oferece como:

  • AEM;
  • II CADENCIAIS ESTENDIDOS;
  • MODULAÇÃO;
  • DOMINANTES SECUNDÁRIOS;
  • Outras ferramentas da HARMONIA FUNCIONAL

Todas essas ferramentas foram analisadas sobre uma canção minha chamada “VERSOS DE SAMBA”. Lembrando que todo o conteúdo teórico têm como base os livros da COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA (Saiba mais aqui)


Conteúdo

Vídeo AULA sobre o conteúdo.

Para começarmos bem, é essencial que assista a vídeo aula sobre o conteúdo também. Assim, assimilará o conteúdo de maneira mais profunda. Vamos lá, é rapidinho 🙂

Aula de Harmonia Funcional #Análise7

Cifra com análise Harmônica – Aula de Harmonia Funcional.

Antes de seguir, estude com um olhar analítico a partitura da canção VERSOS DE SAMBA.

VERSOS DE SAMBA PDF Página 1 739x1024 - Harmonia Funcional - O que é - Tonalidade maior e menor  #7
VERSOS DE SAMBA PDF Página 2 1024x866 - Harmonia Funcional - O que é - Tonalidade maior e menor  #7

1. O QUE É HARMONIA FUNCIONAL? CAMPO HARMÔNICO MAIOR.

Pois bem, como já analisou na vídeo aula, comento que, como o primeiro acorde que apareceu é B7M, podemos ter uma falsa definição que a canção se trata da tonalidade de SI MAIOR, no entanto, o contexto harmônico nos indica que está relacionado ao campo harmônico de FÁ# MAIOR e, justamente, o B7M é o IV grau.

CAMPO HARMÔNICO DE FÁ# MAIOR:

F#7M
G#m7
A#m7
B7M
C#7
D#m7
E#m7(b5)

2. Harmonia Funcional e II CADENCIAL. O que é?

Sabemos, pois já estudamos em análises anteriores, que o II CADENCIAL PRIMÁRIO, neste caso de FÁ# MAIOR (IIm7-V7-I) é justamente G#m7-C#7-F#, e ocorreu essa situação neste primeiro trecho da canção.

No entanto, observe que houve um “II CADENCIAL DO II CADENCIAL” (entre aspas rsrsrs)

A#m7 – D#7 > G#m7 – C#7 – F#

Ou seja, houve uma sequencia de II CADENCIAIS com o intuito de alcançar o I GRAU da tonalidade. Essa sequencia, onde um II CADENCIAL resolve em outro II CADENCIAL é denominada de II CADENCIAIS ESTENDIDOS e, geralmente, é utilizado com o objetivo de se alcançar algum acorde específico, neste caso, foi o I GRAU.

Repare também que houve um II CADENCIAL SECUNDÁRIO do IV grau.

C#m7 – F#7 – B7M

Os II CADENCIAIS são uma ferramenta da harmonia muito interessante de ser utilizado pois, consistem de acordes que não são diatônicos ao campo harmônico, criando um brilho a harmonia. Faça um teste em seus estudos utilizando os II CADENCIAIS SECUNDÁRIOS e perceba como fica bacana 🙂 Coloque em prática !!

3. Harmonia Funcional e o AEM – Acorde de Empréstimo Modal.

Também nesta primeira etapa da canção, você encontrará o famoso IVm, aparecendo como Bm7 e Bm6 (com sua ND- nota disponível). Na #análise6 comentamos sobre este recorrente acorde de empréstimo modal em relação ao campo harmônico maior. Leia a aula e verifique o que comentamos por lá sobre este AEM.

Lá, discorremos com algum detalhe sobre este acorde e, como já está estudando está análise, compare ambas as situações em que ocorreu este acorde de empréstimo modal.

4. Harmonia Funcional e a MODULAÇÃO.

Seguindo.
Lá no compasso 17, note que a armadura de clave alterou-se para 3 sutenidos, referindo-se a tonalidade de LÁ MAIOR ou FÁ# MENOR porém, o contexto harmônico indica que houve uma MODULAÇÃO para FÁ# MENOR, ou seja, modulamos de FÁ# MAIOR para FÁ# MENOR.

Este tipo de mudança de tom, quando vamos para a tonalidade homônima menor ou maior, dependendo do caso, é muito comum em samba, bossa nova etc…

O campo harmônico de FÁ# MENOR, bem resumidamente, se dá por:

F#m7
G#m7(b5)
A7M
Bm7
C#m7 (C#7)
D7M
E7

Observe que é bem similar ao campo harmônico de lá maior obviamente mas, como comentei, está demonstrado de uma maneira bem simplória para que a aula fique mais didática, há mais opções de acordes e principalmente tensões aos mesmos.

Note que houve II cadencial primário e dominante secundário neste trecho menor. O que gostaria de ressaltar está lá no compasso 38 onde, surgiu um acorde não diatônico: G7M, analisado como bII da tonalidade de FÁ# MENOR, um acorde de empréstimo modal.

REPARE QUE INTERESSANTE: No compasso 30 hou um II CADENCIAL PRIMÁRIO.

G#m7(b5) – C#7 – F#m7

Se pensarmos o acorde G#m7(b5) com a fundamental baixada em semitom, temos justamente o acorde de G7M.

Harmonia Funcional – Expansão do vocabulário Harmônico.

Sem d - Harmonia Funcional - O que é - Tonalidade maior e menor  #7

Então, comumente, podemos “substituir” o acorde G#m7(b5) pelo G7M desde que a melodia permita é claro. Volte ao vídeo nesse trecho e perceba a sutileza ocasionada pois: Substitui o IIm7(b5) pelo bII7M no CONTEXTO DE II CADENCIAL.

G#m7(b5) – C#7 – F#m7
👇
G7M – C#7 – F#m7

Este acorde bII, neste caso o G7M, alguns não consideram o mesmo como sendo AEM, mas sim, um acorde de sexta napolitana.

Por serem “parecidos” com o IIm7(b5), estes acordes eram utilizados antigamente na primeira inversão, “substituindo”, de certa forma, o acorde do II GRAU:

Exemplo em DÓ MENOR:

Dm7(b5) – G7 – Cm7
Db/F – G7 – Cm7

É chamado de SEXTA NAPOLITANA pois foi associado a cidade de Nápoles, na ITÁLIA. O acorde não é exatamente de Nápoles, ele foi apenas associado com as óperas escritas pelos compositores napolitanos (da cidade de Nápoles) como Alessandro Scarlatti. Ao passar dos tempos foi sendo utilizado como conhecemos hoje em tétrades.

5. FINALIZANDO

Para finalizar a canção, utilizei uma sequencia muito comum também de acordes de empréstimo modal bII7M; bVII7M, modulando e finalizando em F#7M.

COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL

VOLUME 3 PARTE 2 - Harmonia Funcional - O que é - Tonalidade maior e menor  #7
livro de harmonia funcional

Como comentei anteriormente, toda a análise foi baseada nos livros da coleção HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA.

Não seria possível expor todo conteúdo em um único post pois realmente seria impossível. Lá na coleção você encontra tudo completinho e passo-a-passo pois:
– São mais de 800 páginas de conteúdo sequencial abordando a harmonia funcional desde o princípio até matérias mais complexas;
– Exemplos com áudios e em partituras;
– VÍDEO-AULAS sobre cada tema;
– E muito mais;

Espero realmente que, com estas explicações, já consiga incrementar suas composições e deixá-las mais elegantes pois, o estudo da harmonia funcional oferece estas ferramentas.

Tem dúvidas ainda da importância do estudo da HARMONIA FUNCIONAL? SAIBA MAIS AQUI.


Assista a vídeo aula para que se aprofunde mais sobre o conteúdo ♥

Assista a aula para melhor entendimento do conteúdo 🙂

Se gostou, compartilhe e deixe seu comentário também 🙂

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Um abraço a todos e continue os estudos pelos demais artigos 🙂

Silvio Ribeiro

www.harmoniaessencial.mus.br
[email protected]
(19) 9 9635 9402

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