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#4 Harmonia Funcional – Acorde de Empréstimo modal

#4 Harmonia Funcional – Acorde de Empréstimo modal

Silvio Ribeiro da Editora Harmonia Essencial aqui.

Nesta #Análise4, comentei sobre as ferramentas que o estudo da harmonia funcional nos oferece em relação a uma canção minha chamada “LA SENCILLEZ“.

Abordamos temas como:

– II Cadencial Primário e Secundário
– Dominantes Primário e secundário
– Modulação

Entre outras ferramentas que a harmonia nos oferece. Siga lendo o post, mas antes, assista a vídeo aula sobre a #Análise4 para que seu estudo fique mais completo.

Vamos lá, temos que nos aprofundar nos estudos, tenha paciência 🙂

Aula de Harmonia funcional – Análise 4

Dê uma olhadinha na análise funcional da música LA SENCILLEZ:

la sencillez partitura - #4 Harmonia Funcional - Acorde de Empréstimo modal

A armadura de clave indica que está na tonalidade de RÉ MAIOR. O campo harmônico de RÉ MAIOR é, basicamente:

D7M
Em7
F#m7
G7M
A7
Bm7
C#m7(b5)

É claro que não fiquei restritamente a estes acordes. Vamos analisar. Utilizei um II CADENCIAL PRIMÁRIO no começo da música (IIm7 – V7 – I) resolvendo, obviamente, em ré maior:

IIm7 V7 I
Em7 – A7 – D

A princípio, como percebeu, apareceu muitos acordes diatônicos a tonalidade origem, no entanto, lá no compasso 10, apareceu um acorde que não faz parte da tonalidade: F#7.

Na verdade, houve um II CADENCIAL SECUNDÁRIO (IIm7 – V7 – VIm7) resolvendo no VI grau (Bm7). O F#7 veio acompanhado pelo C#m7(b5) formando o II – V do VI grau.

Apesar de ser o VII grau diatônico, prefiro olhar ele simplesmente como o IIm7(b5) do VI grau que, faz parte do contexto de II CADENCIAL e, não propriamente se tratando do VII grau, sendo utilizado de uma maneira isolada (explico melhor na vídeo-aula 🙂 ).

V7
C#m7(b5) – F#7 – Bm7

Repare o quão interessante e libertador é o estudo da harmonia, pois abrange o nosso VOCABULÁRIO HARMÔNICO. No compasso 12 apareceu outro acorde “estranho” a tonalidade de RÉ MAIOR: Bb7M.

Certamente não é diatônico. Trata-se de um AEM (Acorde de empréstimo modal), o bVI7M da tonalidade.

Estes tipos de acordes são bem interessantes de serem utilizados pois criam uma surpresa ao ouvinte que está “acostumado” a ouvir somente acordes diatônicos na canção.

São uma ótima alternativa para que você crie esta sensação ao compôr suas próprias canções, sofisticações harmônicas, re-harmonizações etc… Assista o vídeo da música e sinta o seu fator surpresa 🙂

Lá no Vol.4 – parte 1 da coleção HARMONIA ESSENCIAL (#AULA19) comento mais sobre o surgimento desses acordes e como utilizá-los.

Conteúdo

MODULAÇÃO

Dando sequencia a análise, no compasso 18, observe que houve uma alteração na armadura de clave passando para 2 bemóis.

Assim, trata-se da tonalidade de Bb MAIOR ou G MENOR mas, o contexto harmônico nos informa que é Bb maior. Entre o compasso 17 e 18 houve uma MODULAÇÃO DIRETA.

Passou sem acordes intermediários de D MAIOR para Bb MAIOR:

V7 VIm7 IIm7
F#7 Bm7 >>>>> Cm7 …

Assim que modulou para Bb MAIOR, repare que já houve um II CADENCIAL PRIMÁRIO dessa tonalidade:

IIm7 V7 I7M
Cm7 – F7 — Bb7M

Dentro desse contexto harmônico de Bb, além dos acordes diatônicos que apareceram, tivemos mais duas ferramentas da HARMONIA FUNCIONAL utilizadas:

– AEM;
– II cadencial secundário.

Vamos analisar? Gostaria que voltasse a imagem da análise da música, estude com calma e deixe nos comentários onde está localizado o AEM e II CADENCIAL SECUNDÁRIO dentro desse contexto harmônico de Bb maior 🙂

COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL

harmonia funcional - #4 Harmonia Funcional - Acorde de Empréstimo modal

Como comentei anteriormente, toda a análise foi baseada nos livros da coleção HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA.

Não seria possível expor todo conteúdo em um único post pois realmente seria impossível. Lá na coleção você encontra tudo completinho e passo-a-passo pois:

– São mais de 800 páginas de conteúdo sequencial abordando a harmonia funcional desde o princípio até matérias mais complexas;
– Exemplos com áudios e em partituras;
– VÍDEO-AULAS sobre cada tema;
– E muito mais;

Espero realmente que com estas explicações, já consiga incrementar suas composições e deixá-las mais elegantes pois, o estudo da harmonia funcional oferece estas ferramentas. Assista a vídeo aula para que se aprofunde mais sobre o conteúdo :0

Aula de Harmonia Funcional – Análise 4

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Um abraço a todos e continue os estudos pelos demais artigos

Silvio Ribeiro

www.harmoniaessencial.mus.br
[email protected]
(19) 9 9635 9402

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