Aula de Harmonia Funcional
Análise de Melodia

Prof.Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial.
A análise do contexto MELÓDICO muitas vezes é passado de maneira despercebida por muitos estudantes da música.
Conflitos entre a HARMONIA (Acordes) e a melodia podem ocorrer nesta desatenção.
Um exemplo seria ENFATIZAR NOTAS EVITADAS em determinados acordes, utilizando-as de maneira prolongada e não como passagem.
No exemplo abaixo, comento sobre o contexto melódico dentro do II CADENCIAL SECUNDÁRIO em relação a SOL MAIOR, mais especificamente no VI grau.
F#m7(b5) – B7(b9) – Em7
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Comentários – F#m7(b5)
Note que sob o acorde F#m7(b5) a melodia passa pela nota DÓ, sua 5ª DIMINUTA, e pela nota Ré, uma tensão de 13ªm.
Nenhuma dessas notas são evitadas nesta categoria de acorde.
Comentários – B7(b9)
Neste dominante, a melodia passa por sua fundamental, a nota orgânica do acorde, mas também passa pela nota DÓ, uma tensão de 9ªm.
Nesta categoria de acorde, a 9ªm não é considerada uma nota evitada visto que a sua função é esta mesma, gerar tensão no contexto harmônico.
Comentários – Em7
Já no acorde de resolução, o Em7, VI grau de SOL MAIOR, a melodia ocupa os 4 tempos do compasso e é a sua 5ªJ (nota SI), nota orgânica do acorde.
(Este é um trecho de minha canção chamada “PRETO Y BRANCO” )
Assim, deixo bem claro a ideia de que o estudo da HARMONIA FUNCIONAL sempre deve-se considerar a análise da harmonia e melodia.
Estudar e evoluir é preciso!
Bons Estudos ♫
Prof.Silvio Ribeiro Editora Harmonia Essencial

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– Em7
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