⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

Análise Musical – Frasco Pequeno – Fundo de quintal 【Clique】

Análise Musical – Frasco Pequeno – Fundo de quintal 【Clique】

Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial. Vamos estudar Harmonia ?

Analisaremos a bela canção FRASCO PEQUENO do grupo Fundo de Quintal.

Irá perceber que, além de ser uma bela canção, também é muito rica em ensino sobre Harmonia Funcional.

Lembrando que todas as nossas análises são baseadas nos LIVROS DA COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL.

menor 2 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

BAIXAR PDF AQUI (CLIQUE)

Conteúdo

Cifra da canção FRASCO PEQUENO

Antes do estudo, a partir da cifragem da música, gostaria que fizesse a sua análise. Posteriormente, poderá comparar com os comentários que irei fazer.

Segue a cifra da canção 👇👇👇

Frasco Pequeno 851x1024 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

É interessante que ouça e execute a canção também 👇👇

Análise

É sempre aconselhável o estudo do CONTEXTO HARMÔNICO para sabermos a tonalidade de alguma canção, se é que existirá algum tom.

Frasco Pequeno Cópia - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

A música começa pelo acorde de F#7M. Não quer dizer que esta é a tonalidade da canção somente pelo fato de começar por tal acorde, mas neste caso, este trecho sim está no tom de FÁ# MAIOR.

O campo harmônico de FÁ# MAIOR é:

I7M – F#7M
IIm7 – G#m7
IIIm7 – A#m7
IV7M – B7M
V7 – C#7
VIm7 – D#m7
VIIm7(b5) – E#m7(b5)

No entanto, logo a seguir surgiram os acordes Bm7, E7, e A7M, todos estes acordes não pertencem ao campo harmônico de FÁ# MAIOR.

Modulação

Muitos poderiam considerar esta sequência de Bm7 – E7 – A7M um segundo cadencial auxiliar do acorde de EMPRÉSTIMO MODAL A7M, ou seja, o acorde A7M seria um AEM da tonalidade de FÁ# MAIOR seguido de seu respectivo II-V.

No entanto, encaro esta situação como sendo uma breve modulação para o tom de A7M.

Os acordes de empréstimo modal geralmente aparecem isolados e como uma forma de passagem. No caso da canção, tal movimento dá uma sensação de repouso sobre o acorde de A7M indicando uma modulação para LÁ MAIOR (Poderia ser interpretado como o IV grau de Mi maior também como verá a seguir, mas prefiro pensar na modulação para Lá maior).

Sequência de II cadenciais

A cadência G#m7(b5) – C#7 repetiu-se 3 vezes até alcançar o acorde F#m7(9).

2 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

No entanto, F#m7(9) é seguido de B7 formando um outro II cadencial: F#m7(9) – B7.

Assim, a sequência G#m7(b5) – C#7 ; F#m7(9) – B7 formam II cadenciais estendidos que alcançam o acorde ALVO E7M tratando-se então de uma nova tonalidade em questão: MI MAIOR.

Logo a seguir, houve mais dois trechos com MODULAÇÕES.

Modulação para SOL MAIOR

3 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

Após o trecho com a tonalidade de Mi maior, a canção modula novamente, agora para SOL MAIOR.

A modulação ocorre por II CADENCIAIS da respectiva tonalidade: Am7(9) – D7 alcançando G7M.

Este mesmo trecho, com a mesma linha melódica, modula 1 tom abaixo para FÁ MAIOR.

Modulação para FÁ MAIOR

4 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

Gm7 – C7 caracterizam a modulação para FÁ MAIOR, um tom abaixo da parte anterior.

Porém, o acorde C#7, que não faz parte do tom de FÁ MAIOR, está indicando que a canção modulou novamente.

Quanta modulação! Mas isso é interessante, cria dinâmica à música.

Sobre Modulações

Lá no livro Harmonia Essencial Vol.6 abordamos o conteúdo sobre MODULAÇÕES. Baixe e veja o cronograma 👇👇👇👇👇👇

21 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

BAIXAR PDF (CLIQUE AQUI)

Continuando

5 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

Após o acorde C#7 a canção volta ao contexto harmônico do começo.

Analiso o trecho C#7 – F#7M como uma modulação para FÁ# MAIOR e toda a análise se repete.

Consideração

6 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

Uma consideração: Todo este trecho a partir de A7M e seu respectivo II CADENCIAL poderia ser encarado também como pertencendo ao contexto harmônico de MI MAIOR, já que A7M é seu IV GRAU e o decorrer deste mesmo trecho segue para o tom de MI MAIOR.

Mas a análise de que, após a tonalidade de FÁ# MAIOR houve uma modulação para Lá maior não está errada também.

Conclusão


Percebe como podemos ter diferentes pontos de vista sobre uma mesma canção?

Se outra pessoa for analisar com certeza irá encontrar ou analisar alguma situação de maneira subjetiva.

Pra falar a verdade, talvez nem o autor da canção pensou a música desta maneira que foi analisada.

Talvez foi uma “simples” inspiração, mas o estudo vale a pena!

15 1 - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】

Baixar PDF (CLIQUE AQUI)


Bons estudos ♫
Silvio Ribeiro – Editora Harmonia Essencial


Conheça a Editora Harmonia Essencial:

www.harmoniaessencial.mus.br

Continue os estudos pelos demais artigos. Deixe o seu comentário 🙂

Silvio Ribeiro - Análise Musical - Frasco Pequeno - Fundo de quintal 【Clique】
SILVIO RIBEIRO
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

4 Comments


  1. Orisvaldo de Souza Fetoza diz:

    Letra linda, profunda, só que como sou um velho novo aprendiz, esse acordes menores com Sustenidos, bemóis,e com sétima, eu sou meio cético, apenas por não conhecer muito, e por usar mais acordes maiores, compatíveis, com a minha vóz que não é lá essas coisas, mas quando componho a melodia já vem junto com a letra, aí eu só tenho que achar os acordes dentro do campo harmônico, e seguir. Sei plenamente que não sei quase nada. Tô aprendendo ainda. Grato pela ajuda.

  2. JORGE AUGUSTO CASSAMASSIMO diz:

    Que aula heim ?
    Aos poucos vou entendendo.
    Valeu professor.

👇Baixar PDF👇


🔴PDF CAMPOS HARMÔNICOS e ESCALAS🔴

CLIQUE AQUI

 

 

This will close in 0 seconds