Análise Musical – Frasco Pequeno – Fundo de quintal 【Clique】
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial. Vamos estudar Harmonia ?
Analisaremos a bela canção FRASCO PEQUENO do grupo Fundo de Quintal.
Irá perceber que, além de ser uma bela canção, também é muito rica em ensino sobre Harmonia Funcional.
Lembrando que todas as nossas análises são baseadas nos LIVROS DA COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL.
Conteúdo
Cifra da canção FRASCO PEQUENO
Antes do estudo, a partir da cifragem da música, gostaria que fizesse a sua análise. Posteriormente, poderá comparar com os comentários que irei fazer.
Segue a cifra da canção 👇👇👇
É interessante que ouça e execute a canção também 👇👇
Análise
É sempre aconselhável o estudo do CONTEXTO HARMÔNICO para sabermos a tonalidade de alguma canção, se é que existirá algum tom.
A música começa pelo acorde de F#7M. Não quer dizer que esta é a tonalidade da canção somente pelo fato de começar por tal acorde, mas neste caso, este trecho sim está no tom de FÁ# MAIOR.
O campo harmônico de FÁ# MAIOR é:
I7M – F#7M
IIm7 – G#m7
IIIm7 – A#m7
IV7M – B7M
V7 – C#7
VIm7 – D#m7
VIIm7(b5) – E#m7(b5)
No entanto, logo a seguir surgiram os acordes Bm7, E7, e A7M, todos estes acordes não pertencem ao campo harmônico de FÁ# MAIOR.
Modulação
Muitos poderiam considerar esta sequência de Bm7 – E7 – A7M um segundo cadencial auxiliar do acorde de EMPRÉSTIMO MODAL A7M, ou seja, o acorde A7M seria um AEM da tonalidade de FÁ# MAIOR seguido de seu respectivo II-V.
No entanto, encaro esta situação como sendo uma breve modulação para o tom de A7M.
Os acordes de empréstimo modal geralmente aparecem isolados e como uma forma de passagem. No caso da canção, tal movimento dá uma sensação de repouso sobre o acorde de A7M indicando uma modulação para LÁ MAIOR (Poderia ser interpretado como o IV grau de Mi maior também como verá a seguir, mas prefiro pensar na modulação para Lá maior).
Sequência de II cadenciais
A cadência G#m7(b5) – C#7 repetiu-se 3 vezes até alcançar o acorde F#m7(9).
No entanto, F#m7(9) é seguido de B7 formando um outro II cadencial: F#m7(9) – B7.
Assim, a sequência G#m7(b5) – C#7 ; F#m7(9) – B7 formam II cadenciais estendidos que alcançam o acorde ALVO E7M tratando-se então de uma nova tonalidade em questão: MI MAIOR.
Logo a seguir, houve mais dois trechos com MODULAÇÕES.
Modulação para SOL MAIOR
Após o trecho com a tonalidade de Mi maior, a canção modula novamente, agora para SOL MAIOR.
A modulação ocorre por II CADENCIAIS da respectiva tonalidade: Am7(9) – D7 alcançando G7M.
Este mesmo trecho, com a mesma linha melódica, modula 1 tom abaixo para FÁ MAIOR.
Modulação para FÁ MAIOR
Gm7 – C7 caracterizam a modulação para FÁ MAIOR, um tom abaixo da parte anterior.
Porém, o acorde C#7, que não faz parte do tom de FÁ MAIOR, está indicando que a canção modulou novamente.
Quanta modulação! Mas isso é interessante, cria dinâmica à música.
Sobre Modulações
Lá no livro Harmonia Essencial Vol.6 abordamos o conteúdo sobre MODULAÇÕES. Baixe e veja o cronograma 👇👇👇👇👇👇
Continuando
Após o acorde C#7 a canção volta ao contexto harmônico do começo.
Analiso o trecho C#7 – F#7M como uma modulação para FÁ# MAIOR e toda a análise se repete.
Consideração
Uma consideração: Todo este trecho a partir de A7M e seu respectivo II CADENCIAL poderia ser encarado também como pertencendo ao contexto harmônico de MI MAIOR, já que A7M é seu IV GRAU e o decorrer deste mesmo trecho segue para o tom de MI MAIOR.
Mas a análise de que, após a tonalidade de FÁ# MAIOR houve uma modulação para Lá maior não está errada também.
Conclusão
Percebe como podemos ter diferentes pontos de vista sobre uma mesma canção?
Se outra pessoa for analisar com certeza irá encontrar ou analisar alguma situação de maneira subjetiva.
Pra falar a verdade, talvez nem o autor da canção pensou a música desta maneira que foi analisada.
Talvez foi uma “simples” inspiração, mas o estudo vale a pena!
Bons estudos ♫
Silvio Ribeiro – Editora Harmonia Essencial
Conheça a Editora Harmonia Essencial:
www.harmoniaessencial.mus.br
Continue os estudos pelos demais artigos. Deixe o seu comentário 🙂
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴
4 Comments
Letra linda, profunda, só que como sou um velho novo aprendiz, esse acordes menores com Sustenidos, bemóis,e com sétima, eu sou meio cético, apenas por não conhecer muito, e por usar mais acordes maiores, compatíveis, com a minha vóz que não é lá essas coisas, mas quando componho a melodia já vem junto com a letra, aí eu só tenho que achar os acordes dentro do campo harmônico, e seguir. Sei plenamente que não sei quase nada. Tô aprendendo ainda. Grato pela ajuda.
Que aula heim ?
Aos poucos vou entendendo.
Valeu professor.
Saudações Orisvaldo!!!! Sempre estaremos aprendendo!! Sigamos nos estudos!
Saudações Jorge!!!!! Vamos estudar!