Acorde SubV7 em Tom Maior – Harmonia Funcional
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial.
Os acordes SubV7 são uma ferramenta muito interessante dentro do contexto Harmônico.
Uma de suas variáveis é o II CADENCIAL SubV7.
Podemos utilizá-los como uma maneira de alcançar um ACORDE ALVO, seja diatônico ou não.
Exemplo com II CADENCIAL SubV7 Estendidos.
Am7(b5) – Ab7 – Gm7 – Gb7 – Fm7 – E7 – Eb7M
Veja o vídeo abaixo para entender melhor esta progressão:
👇👇(Só 58 segundos de vídeo)👇👇
Conteúdo
🔴 Considerações
Note que toda a progressão teve como acorde ALVO o Eb7M, neste caso, IV grau da tonalidade de Si Bemol.
Neste trecho, momentaneamente a tonalidade da progressão se perde voltando a ser reconhecida quando alcança o ACORDE ALVO.
Você percebe como surgem acordes não inerentes à tonalidade e que podem embelezar a Harmonia?
Somente com o estudo da Harmonia Funcional é possível adquirir tais ferramentas musicais.
🔴 Por que utilizar tais acordes na Harmonia?
✅Para deixar a harmonia mais sofisticada;
✅Para ter mais opções de linhas melódicas, já que as escalas vão se alternando a cada II CADENCIAL;
✅Para utilizar quando se quer MODULAR de um tom para outro;
✅Para terminar um trecho de uma música;
Entre outros motivos… A criatividade é sua!
🔴Concluindo
Coloque esta progressão em PRÁTICA em seu instrumento e sinta o MOVIMENTO dos II CADENCIAIS ESTENDIDOS.
Se você toca um instrumento melódico, execute as fundamentais dos acordes ou a sua estrutura harmônica.
Faça estes movimentos em OUTRAS TONALIDADES, module, invente.
A música é fantástica pois nos deixa livres para criar, e conhecendo as ferramentas certas, isso tudo fica muito mais fácil!
Sigamos em frente!
Bons Estudos ♫
Silvio Ribeiro – Editora Harmonia Essencial
🔴 NOTA:
Esta aula foi baseada nos livros da Coleção Harmonia Essencial. Todos os livros possuem videoaulas (página por página), áudios de todos os exemplos.
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴