Acorde de EMPRÉSTIMO MODAL em tonalidade menor – Exemplos (Clique e estude)
Prof. Silvio Ribeiro✏ aqui da Editora Harmonia Essencial.
Os acordes de EMPRÉSTIMO MODAL são muito interessantes pois:
✅Geram um BRILHO no contexto harmônico pois não pertencem à tonalidade original;
✅Como não fazem parte da tonalidade de origem, as escalas utilizadas também não fazem parte da “escala original;
Entre outros quesitos…
Vamos ver um exemplo em TONALIDADE MENOR.
Conteúdo
🔴 AEM em TOM MENOR – EXEMPLO
No livro da COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL VOL.5 PARTE 2 abordo como exemplo esta seguinte progressão:
Am6 – G7M – F7M – B7 – Em7
Tudo está na tonalidade de MI MENOR.
Am6 – IVm6
G7M – bIII7M
B7 – V7
Em7 – Im7
Ouça a progressão no vídeo abaixo (1 minutinho) 👇👇👇👇 CLIQUE
🔴 F7M
Repare que o acorde F7M não faz parte da tonalidade origem.
Ele é interpretado como sendo o bII7M, um acorde de empréstimo modal muito conhecido em tom menor.
Alguns até o chamam de ACORDE DE SEXTA NAPOLITANA, mas isso é uma outra história.
🔴 Coloque em prática!
O fato é que estes acordes enriquecem e muito a Harmonia!
Que tal colocar em prática?
Faça esta progressão em seu instrumento (caso seja um instrumento melódico, toque em arpejos os acordes) e sinta a sonoridade deste tipo de acorde.
Am6 – G7M – F7M – B7 – Em7
Bons estudos.
Prof. Silvio Ribeiro ✏
Editora Harmonia Essencial
🔴NOTA:
O conteúdo foi baseado no livro da Coleção Harmonia Essencial – A Gramática da música VOL.5 PARTE 2.
Todos os livros possuem VIDEOAULAS explicando página por página dos materiais e ÁUDIOS de todos os exemplos! Super DIDÁTICO!
UM CURSO COMPLETO!!
👇👇👇👇Veja mais sobre os materiais 👇👇
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE OS MATERIAIS (HARMONIA FUNCIONAL – CURSO)
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴