⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

#5 Ré maior x Ré Menor – Aula de Harmonia Musical

#5 Ré maior x Ré Menor – Aula de Harmonia Musical

Silvio Ribeiro da Editora Harmonia Essencial aqui.

Nesta #análise5 vamos comentar sobre mais algumas ferramentas que o estudo da HAMRONIA FUNCIONAL nos oferece, analisando uma canção minha chamada “TIERRA NUEVA”.

Ferramentas como:
– Acorde de empréstimo modal;
– Dominante sem função de dominante;
– Dominante primário e secundário;
– Modulação;

Recomendo que assista as demais análises também 🙂 (CLIQUE AQUI PARA ABRIR A PLAYLIST)

Todo este conteúdo foi baseado nos livros de harmonia funcional da coleção HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA (11 volumes).

Para começarmos, é muito interessante que assista a vídeo-aula abaixo para que absorva mais o conteúdo passado 🙂

Aula de Harmonia Funcional – Análise 5

Verifique a partitura da música TIERRA NUEVA com um olhar analítico:

harmonia musical - #5 Ré maior x Ré Menor - Aula de Harmonia Musical
campo harmônico maior

A canção, a princípio, está relacionada a tonalidade de Ré maior em 6/8 (ouça a música no vídeo para sentir a levada).

O campo harmônico de RÉ MAIOR é composto pelos seguintes acordes:

D7M
Em7
F#m7
G7M
A7
Bm7
C#m7(b5)

Neste primeiro trecho, utilizei somente acordes diatônicos ( I; V; VIm; IIIm; IV; IIm;V).

No entanto, note que no compasso 5 houve uma alteração na armadura de clave para 1 bemol, que, corresponde a tonalidade de FÁ maior ou RÉ menor. O contexto harmônico nos indica que se trata da tonalidade de RÉ MENOR.

Sendo assim, houve uma MODULAÇÃO de RÉ MAIOR para RÉ MENOR, podendo ser denominada também de MODULAÇÃO PARALELA. É muito comum encontrar esse tipo de modulação em samba, bossa nova … utilizando essa ferramenta da HARMONIA FUNCIONAL para demonstrar alegria e tristeza a canção.

Se você quiser saber mais sobre isso, escrevi um post comentando sobre TOM MAIOR X TOM MENOR em relação a música CHEGA DE SAUDADE de Tom Jobim. Clique aqui e dê uma olhadinha também 🙂 .

Assim, passamos da tonalidade de RÉ MAIOR para RÉ MENOR. O campo harmônico de RÉ MENOR, muito simplificadamente falando, consiste nos mesmos acordes da tonalidade de FÁ MAIOR acrescentando o V grau dominante.

Obviamente, existem mais opções de acordes e tensões , mas, para ficar mais didático, vamos seguir dessa maneira:

Dm7
Em7(b5)
F7M
Gm7
Am7 – A7
Bb7M
C7

Repare que passei por todos estes acordes diatônicos exceto pelo F7M e Em7(b5).


Algumas considerações:

1.) Sob o acorde A7, utilizei a escala menor harmônica (Ré menor harmônica)

2.) O acorde C7 possui função dupla, pode ser considerado o dominante de F7M ou simplesmente o bVII7 da tonalidade, que foi o caso como interpretei. Não utilizei tal acorde pensando nele com a intenção de resolver em F7M, mas sim, simplesmente como sendo o bVII7, um DOMINANTE SEM FUNÇÃO DE DOMINANTE localizado no sétimo grau. Não houve resolução deceptiva. C7 é um acorde dominante diatônico a tonalidade de RÉ MENOR.

A tonalidade menor é muito rica em relação a acordes e melodia, isso pelo fato de ser proveniente de três escalas estruturais menores: MENOR, MENOR HARMÔNICA, MENOR MELÓDICA.

A partir do VOLUME 4 – PARTE 2 dos livros HARMONIA ESSENCIAL, damos início ao estudo da tonalidade menor começando lá pela formação do campo harmônico. Clique aqui para ver mais.

livros de harmonia funcional - #5 Ré maior x Ré Menor - Aula de Harmonia Musical
Livro HARMONIA ESSENCIAL VOL.4 PARTE 2

CONTINUANDO…

No entanto, lá no compasso 25, fiz uma outra modulação agora, retornando para a tonalidade ORIGEM que é RÉ MAIOR. Portanto, passamos de RÉ MENOR para RÉ MAIOR.

O interessante dessa parte é que, lá no compasso 30, surgiu um acorde C7M(9). Nós sabemos que tal acorde não é diatônico a tonalidade, porém, trata-se de um AEM (Acorde de empréstimo modal) muito recorrente em tonalidade maior. É um bVII7M da tonalidade.

Experimente utilizá-lo em suas composições ou re-harmonizações ;).

Este último trecho da canção também poderia ser analisado sob a ótica de B MENOR. A música termina neste acorde e apareceu seu respectivo dominante.

Na vídeo-aula eu comento um pouco mais detalhadamente sobre isso. ASSISTA LOGO ABAIXO:

Aula de HARMONIA FUNCIONAL #ANÁLISE5

Coleção HARMONIA ESSENCIAL

Para terminarmos, no VOLUME 6 DOs LIVROS HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA, lá na página 27, em relação ao estudo da MODULAÇÃO, comento que:

“As modulações que mudam de um tom para outro, porém retornam ao original são chamadas de transitória, passageira ou convergente.”

E foi isso o que ocorreu na música TIERRA NUEVA, estávamos em RÉ MAIOR, modulamos para RÉ MENOR e depois retornamos para a tonalidade ORIGEM novamente.


mockupshots freeimage mock 00D053 - #5 Ré maior x Ré Menor - Aula de Harmonia Musical

Como comentei anteriormente, toda a análise foi baseada nos livros da coleção HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA. Não seria possível expor todo conteúdo em um único post pois realmente seria impossível.

Lá na coleção você encontra tudo completinho e passo-a-passo pois:
– São mais de 800 páginas de conteúdo sequencial abordando a harmonia funcional desde o princípio até matérias mais complexas;
– Exemplos com áudios e em partituras;
– VÍDEO-AULAS sobre cada tema;
– E muito mais;

Espero realmente que com estas explicações, já consiga incrementar suas composições e deixá-las mais elegantes pois, o estudo da harmonia funcional oferece estas ferramentas. Assista a vídeo aula para que se aprofunde mais sobre o conteúdo 🙂

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL

Se gostou, compartilhe e deixe seu comentário também 🙂

Conheça:

1) Livros da Editora Harmonia Essencial ♥ >>>> CLIQUE AQUI
2) Curso de Harmonia Funcional COMPLETO♥ >>>> CLIQUE AQUI
3) Livros da COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL♥ >>>>CLIQUE AQUI
4) Cursos online de música que recomendamos♥>>>> CLIQUE AQUI
5) REVISTA HARMONIA ESSENCIAL (mensal) ♥ >>>> Clique aqui

Um abraço a todos e continue os estudos pelos demais artigos

Silvio Ribeiro

www.harmoniaessencial.mus.br
[email protected]
(19) 9 9635 9402

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

👇Baixar PDF👇


🔴PDF CAMPOS HARMÔNICOS e ESCALAS🔴

CLIQUE AQUI

 

 

This will close in 0 seconds