🔴Acordes SubV7 – Exemplo de Sofisticação Harmônica em Canção.
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial.
Quando utilizamos Dominantes secundários, II Cadenciais, Dominantes substitutos (Acordes SubV7)… sempre deixamos a harmonia com um ar mais sofisticado.
Pode ser útil em algumas ocasiões e não interessante em outras. Às vezes é melhor SIMPLIFICAR!
Porém, podemos deixar uma “harmonia mais bonita” utilizando tais ferramentas da HARMONIA FUNCIONAL.
Uma delas é o ACORDE SubV7, nosso DOMINANTE SUBSTITUTO.
Simplificadamente, tais acordes substituem o “dominante original” no contexto harmônico por serem similares, ou seja, possuem o mesmo trítono em suas estruturas possibilitando o intercâmbio.
EXEMPLO BÁSICO
G7 ➡ C7M
Db7 ➡ C7M
Db7 neste caso é o nosso ACORDE SubV7. Repare que ele está a um trítono de distância do “dominante original” (G7) e sua resolução básica se dá por semitom descendente.
Estas considerações e explicações (por mais que ainda existam mais detalhes) são de fácil entendimento. O desafio mesmo é a PRÁTICA do “NEGÓCIO“.
Lá no livro da Coleção Harmonia Essencial Vol.3 Parte 2 faço uma sofisticação harmônica utilizando ACORDES SUBV7 na canção LUAR DO SERTÃO.
Expliquei isso também na #Análise61. Veja como ficou o exemplo:
👇👇👇👇(Só 1min 43s de vídeo)👇👇👇👇
Este é um bom exemplo de como podemos utilizar tal ferramenta. É claro que se deve ter bom senso para evitar exageros.
No entanto, você pode utilizar os acordes SubV7 não somente na “música dos outros”! Utilize-os em suas próprias composições.
Vai ficar muito interessante!
Bons Estudos ♫
Silvio Ribeiro – Editora Harmonia Essencial
OBSERVAÇÃO:
Esta aula foi baseada no Livro da Coleção Harmonia Essencial Vol.3 Parte 2 onde analisamos os DOMINANTES SUBSTITUTOS EM TOM MAIOR.
Todos os livros possuem VIDEOAULAS e ÁUDIOS♫ página por página 👇👇
CLIQUE AQUI PARA SABER SOBRE ESTE MATERIAL E TODOS OS DEMAIS
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴