#4 Harmonia Funcional – Acorde de Empréstimo modal
Silvio Ribeiro da Editora Harmonia Essencial aqui.
Nesta #Análise4, comentei sobre as ferramentas que o estudo da harmonia funcional nos oferece em relação a uma canção minha chamada “LA SENCILLEZ“.
Abordamos temas como:
– II Cadencial Primário e Secundário
– Dominantes Primário e secundário
– Modulação
Entre outras ferramentas que a harmonia nos oferece. Siga lendo o post, mas antes, assista a vídeo aula sobre a #Análise4 para que seu estudo fique mais completo.
Vamos lá, temos que nos aprofundar nos estudos, tenha paciência 🙂
Dê uma olhadinha na análise funcional da música LA SENCILLEZ:
A armadura de clave indica que está na tonalidade de RÉ MAIOR. O campo harmônico de RÉ MAIOR é, basicamente:
D7M
Em7
F#m7
G7M
A7
Bm7
C#m7(b5)
É claro que não fiquei restritamente a estes acordes. Vamos analisar. Utilizei um II CADENCIAL PRIMÁRIO no começo da música (IIm7 – V7 – I) resolvendo, obviamente, em ré maior:
IIm7 V7 I
Em7 – A7 – D
A princípio, como percebeu, apareceu muitos acordes diatônicos a tonalidade origem, no entanto, lá no compasso 10, apareceu um acorde que não faz parte da tonalidade: F#7.
Na verdade, houve um II CADENCIAL SECUNDÁRIO (IIm7 – V7 – VIm7) resolvendo no VI grau (Bm7). O F#7 veio acompanhado pelo C#m7(b5) formando o II – V do VI grau.
Apesar de ser o VII grau diatônico, prefiro olhar ele simplesmente como o IIm7(b5) do VI grau que, faz parte do contexto de II CADENCIAL e, não propriamente se tratando do VII grau, sendo utilizado de uma maneira isolada (explico melhor na vídeo-aula 🙂 ).
V7
C#m7(b5) – F#7 – Bm7
Repare o quão interessante e libertador é o estudo da harmonia, pois abrange o nosso VOCABULÁRIO HARMÔNICO. No compasso 12 apareceu outro acorde “estranho” a tonalidade de RÉ MAIOR: Bb7M.
Certamente não é diatônico. Trata-se de um AEM (Acorde de empréstimo modal), o bVI7M da tonalidade.
Estes tipos de acordes são bem interessantes de serem utilizados pois criam uma surpresa ao ouvinte que está “acostumado” a ouvir somente acordes diatônicos na canção.
São uma ótima alternativa para que você crie esta sensação ao compôr suas próprias canções, sofisticações harmônicas, re-harmonizações etc… Assista o vídeo da música e sinta o seu fator surpresa 🙂
Lá no Vol.4 – parte 1 da coleção HARMONIA ESSENCIAL (#AULA19) comento mais sobre o surgimento desses acordes e como utilizá-los.
Conteúdo
MODULAÇÃO
Dando sequencia a análise, no compasso 18, observe que houve uma alteração na armadura de clave passando para 2 bemóis.
Assim, trata-se da tonalidade de Bb MAIOR ou G MENOR mas, o contexto harmônico nos informa que é Bb maior. Entre o compasso 17 e 18 houve uma MODULAÇÃO DIRETA.
Passou sem acordes intermediários de D MAIOR para Bb MAIOR:
V7 VIm7 IIm7
F#7 Bm7 >>>>> Cm7 …
Assim que modulou para Bb MAIOR, repare que já houve um II CADENCIAL PRIMÁRIO dessa tonalidade:
IIm7 V7 I7M
Cm7 – F7 — Bb7M
Dentro desse contexto harmônico de Bb, além dos acordes diatônicos que apareceram, tivemos mais duas ferramentas da HARMONIA FUNCIONAL utilizadas:
– AEM;
– II cadencial secundário.
Vamos analisar? Gostaria que voltasse a imagem da análise da música, estude com calma e deixe nos comentários onde está localizado o AEM e II CADENCIAL SECUNDÁRIO dentro desse contexto harmônico de Bb maior 🙂
COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL
Como comentei anteriormente, toda a análise foi baseada nos livros da coleção HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA.
Não seria possível expor todo conteúdo em um único post pois realmente seria impossível. Lá na coleção você encontra tudo completinho e passo-a-passo pois:
– São mais de 800 páginas de conteúdo sequencial abordando a harmonia funcional desde o princípio até matérias mais complexas;
– Exemplos com áudios e em partituras;
– VÍDEO-AULAS sobre cada tema;
– E muito mais;
Espero realmente que com estas explicações, já consiga incrementar suas composições e deixá-las mais elegantes pois, o estudo da harmonia funcional oferece estas ferramentas. Assista a vídeo aula para que se aprofunde mais sobre o conteúdo :0
Clique no link abaixo e conheça mais sobre os materiais HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA, tenho certeza que vai adorar ❤
Conheça:
1) Livros da Editora Harmonia Essencial ♥ >>>> CLIQUE AQUI
2) Curso de Harmonia Funcional COMPLETO♥ >>>> CLIQUE AQUI
3) Livros da COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL♥ >>>>CLIQUE AQUI
4) Cursos online de música que recomendamos♥>>>> CLIQUE AQUI
5) REVISTA HARMONIA ESSENCIAL (mensal) ♥ >>>> Clique aqui
Um abraço a todos e continue os estudos pelos demais artigos
Silvio Ribeiro
www.harmoniaessencial.mus.br
[email protected]
(19) 9 9635 9402
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴