#3 Aula de Harmonia Funcional – Análise musical – Acordes Dominantes
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial.
Nesta #Análise3 iremos estudar o contexto harmônico da canção “O Astronauta” de Baden Powell e Vinícius de Moraes, analisando e identificando as FERRAMENTAS DA HARMONIA MUSICAL utilizadas na música.
O estudo da HARMONIA FUNCIONAL, além de esclarecer para o estudante e apaixonado pela música os “porques” desse gigantesco MUNDO MUSICAL, oferece as ferramentas necessárias para interpretar analiticamente as canções que mais aprecia, além de adquirir VOCABULÁRIO HARMÔNICO suficiente para criar suas próprias composições, sofisticações harmônicas, re-harmonizações etc… É isso que o HARMONIA ESSENCIAL lhe oferece de maneira mais prática e facilitada e é isso também que comentamos em nosso BLOG, algumas dessas PRECIOSAS FERRAMENTAS MUSICAIS.
Assista o conteúdo em vídeo aula. Continue lendo todo o post que há ainda mais conteúdo 🙂
Conteúdo
CONTEXTO GERAL
A canção está na tonalidade de DÓ MAIOR. Sendo assim, o Campo Harmônico de Dó Maior consiste basicamente nos seguintes acordes:
I7M – C7M
IIm7 – Dm7
IIIm7 – Em7
IV7M – F7M
V7 – G7
VIm7 – Am7
VIIm7(b5) – Bm7(b5)
O interessante é que o acorde do I GRAU somente irá aparecer em um contexto final da canção, onde o acorde dominante G7 não resolve, sendo, portanto, uma resolução de engano ou, deceptiva, criando uma espécie de retardo à chegada do I GRAU tônico.
Algumas das ferramentas da HARMONIA MUSICAL utilizadas na música:
– II cadencial SubV7 primário e secundário;
– Resolução Deceptiva;
– II cadencial secundário;
– Dominantes estendidos;
FERRAMENTAS DO ESTUDO DA HARMONIA MUSICAL
– II cadencial SubV7 primário e secundário
No terceiro compasso temos uma situação de II cadencial SubV7:
IIm7 SubV7/I
|| Dm7 | Db7(9) ||
O II cadencial SubV7 nada mais é que a junção do IIm e SubV7 do acorde de resolução. Observe que no exemplo acima é o II cadencial SubV7 de C7M, I grau da tonalidade, portanto, sendo considerado PRIMÁRIO.
Comentamos em outros Posts que o SubV7 é o substituto do V7 “Original” e que resolve semitom abaixo. Repare que tivemos uma resolução deceptiva.
No compasso 5 temos um II cadencial do SubV7 Secundário, aquele que resolve nos demais graus da tonalidade. Veja o exemplo:
SubV7 IIm7
|| Em7 | Eb7(#11) | Dm7 || …
Note a tensão de #11 no acorde SubV7, justamente uma nota característica desse tipo de dominante.
É uma ferramente da HARMONIA FUNCIONAL muito interessante de ser estudada com calma e colocada em prática. Confira em nossos CURSOS.
– Resolução Deceptiva
É quando o dominante não resolve no acorde de resolução esperado. Isto aconteceu demasiadamente nessa canção conforme já comentamos. Um exemplo ocorreu no compasso 8:
IIm7 V7/I
|| Dm7 | G7(9) || …
G7 esperamos que resolva em C7M, I grau da tonalidade, naturalmente, o que não ocorreu diversas vezes durante a música.
– II Cadencial secundário
É simplesmente a junção do IIm7 e V7 de um acorde de resolução que não seja o I grau da tonalidade propriamente analisada. No compasso 13 foi utilizado um II cadencial do II grau, Dm7.
V7 IIm7
|| Em7(b5) | A7(b13) | Dm7 ||
É uma ferramenta essencial para incrementar em suas composições, sofisticações harmônicas etc…
– Dominantes Estendidos
São uma série de dominantes (2 ou mais) em sequências “resolvendo um no outro”. No compasso 24 tivemos um exemplo de Dominantes V7 estendidos.
V7 I6
|| D7(9) | G7 | C6 ||
D7 é o dominante do dominante (G7), que resolveu posteriormente em C6. É uma pequena sequência de dominantes estendidos para exemplificar. Nos materiais do HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA você encontra muito mais possibilidades.
FERRAMENTAS DA HARMONIA UTILIZADAS
Confira neste infográfico as ferramentas da HARMONIA FUNCIONAL utilizadas na canção “O ASTRONAUTA”.
MÚSICA ANALISADA
BAIXE O EBOOK SOBRE O CURSO DE HARMONIA FUNCIONAL GRATUITAMENTE.
VIDEOAULA
Veja as demais análises musicais.
Conheça:
1) Livros da Editora Harmonia Essencial ♥ >>>> CLIQUE AQUI
2) Curso de Harmonia Funcional COMPLETO♥ >>>> CLIQUE AQUI
3) Livros da COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL♥ >>>>CLIQUE AQUI
4) Cursos online de música que recomendamos♥>>>> CLIQUE AQUI
5) REVISTA HARMONIA ESSENCIAL (mensal) ♥ >>>> Clique aqui
Um abraço a todos e continue os estudos pelos demais artigos.
www.harmoniaessencial.mus.br
[email protected]
(19) 9 9635 9402
Deixe o seu comentário ♥ 🙂
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴