Harmonia Funcional – PDF 【2024】Livros com VIDEOAULAS
Vamos estudar Harmonia Funcional? O estudo da Harmonia é fundamental para todo músico e amante da música.
Se você quiser evoluir musicalmente, não tenha dúvidas, irá se depara com o estudo da teoria musical e HARMONIA FUNCIONAL.
Aqui é Silvio Ribeiro da Editora Harmonia Essencial.
Iremos fazer um estudo da HARMONIA em relação a canção LA PREMIÈRE. MÃOS À OBRA.
Conteúdo
Harmonia Funcional PDF
Antes de mais nada, toda essa aula foi baseada nos LIVROS DA COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL – A GRAMÁTICA DA MÚSICA.
Baixe o PDF logo abaixo.
Aula de Harmonia Funcional
Vamos dar uma olhada na partitura da música que iremos analisar.
Note que a armadura de clave nos indica 1 bemol. Isso indica que a canção está na tonalidade de FÁ MAIOR ou ré menor.
De fato, o primeiro acorde que aparece na música é FÁ MAIOR, mas não quer dizer que necessariamente trata-se do I GRAU do tom de FÁ.
Não é uma regra, mas neste caso é o que ocorre. O primeiro acorde que apareceu foi o I GRAU da tonalidade de FÁ MAIOR. O restante do contexto harmônico confirma que se trata de tal tonalidade.
Outra informação importante que apareceu foi a fórmula de compasso indicando 2/4, ou seja, dois tempos com duas semínimas em cada compasso. (Para saber mais sobre este assunto, fórmula de compasso, clique aqui).
Assim, segundo o estudo de campo harmônico na harmonia funcional, temos que a tonalidade de fá maior em tétrades consiste nos seguintes acordes:
I7M- F7M
IIm7- Gm7
IIIm7- Am7
IV7M- Bb7M
V7- C7
VIm7- Dm7
VIIm7(b5)- Em7(b5)
Há todo um passo a passo na harmonia funcional sobre como chegarmos a esta conclusão da formação do campo harmônico, no entanto, iremos ir direto ao ponto para que a aula não fique muito longa. (Se tiver interesse em saber mais veja aqui)
O fato é que temos estes acordes compondo a tonalidade de fá maior.
Na primeira linha da partitura temos 4 acordes. F7M; F#°; Gm7 e G#°.
Destes 4 acordes, 2 não pertencem ao campo harmônico maior de FÁ. Dentro do estudo da harmonia funcional, vimos que F7M é o I GRAU e o Gm7 é o II GRAU, ambos acordes diatônicos.
Então, o que seriam estes outros 2 acordes? Simplesmente diminutos?
A Harmonia Funcional explica o mundo da música
Estes diminutos, neste caso, equivalem-se a acordes dominantes !
F#° equivale-se à C7(b9)
G#° equivale-se à E7(b9)
Isso porque ambos os acordes, o dominante e o diminuto possuem o mesmo trítono em suas estruturas, portanto, equivalendo-se.
O estudo da Harmonia funcional é fantástico pois explica o mundo da música ! Sem a harmonia funcional, onde os porquês da música se encontram, seria impossível identificar estes tipos de acordes.
Dessa maneira, estes acordes diminutos não fazem parte da tonalidade de fá maior, e segundo a harmonia funcional, tratam-se de acordes dominantes, podendo ser escritos como dominantes lá na partitura.
Em vez de F#°, poderíamos colocar C7. Em vez de G#°, poderíamos colocar E7(b9).
Estudemos a harmonia funcional ! (COMO ESTUDAR PASSO A PASSO? CLIQUE)
LINHA 2
Um outro fator interessante é que existe uma alternância de fórmulas de compasso na canção. Veja o exemplo acima.
A fórmula de compasso “ORIGINAL” seria 2/4, mas alternou-se em 3/4 e 2/4, sendo compassos mistos.
Nesta linha 2 da partitura temos 3 acordes, Am7; Ab7 e Gm7.
Am7 e Gm7 são respectivamente o III e II graus do campo harmônico de FÁ MAIOR, portanto, acordes diatônicos. E o Ab7? Este não pertence ao campo harmônico de fá.
É um acorde dominante. Segundo a harmonia funcional, este acorde é chamado de SUBV7, ou substituto do V7.
O acorde dominante “comum” que resolve em Gm7 é D7, Ab7 é o respectivo substituto de D7, resolvendo também em Gm7, o II GRAU, semitom abaixo.
Interessante isso não? Sob este acorde, geralmente utilizamos a escala lídia b7.
Seguindo a análise…
Estudo da harmonia funcional – Linha 3
Nesta parte temos dois acordes, C7(#5) e F6.
Ambos fazem parte do campo harmônico de FÁ MAIOR, sendo respectivamente o V e I GRAU.
Porém, a tensão de QUINTA AUMENTADA do acorde dominante C7 é “estanha” à escala de Fá maior. A quinta aumentada de DÓ é SOL#.
Tal nota não pertence à escala de FÁ MAIOR que possui FÁ – SOL- LÁ – SIb – DÓ – RÉ – MI.
De certa forma, apesar do C7 ser um acorde dominante diatônico ao campo harmônico maior de FÁ, sua escala não.
Neste acorde dominante C7(#5) foi utilizada a escala de TONS INTEIROS. A harmonia funcional explica que tal escala é composta somente por intervalos de tons, sendo hexafônica (contendo 6 notas).
Assim, a escala de DÓ TONS INTEIROS É:
DÓ – RÉ – MI – FÁ# – SOL# – LÁ#
Ouça a escala no vídeo abaixo, onde executo a canção. No momento do acorde C7(#5), executo a escala de TONS INTEIROS.
Ver trecho do vídeo com a música:
É uma escala com uma sonoridade um pouco exótica, irá soar estranho para aqueles que não estão acostumados com a mesma, por outro lado, gera um colorido diferente à canção.
Nestes materiais, temos diversas outras análises sobre o mundo da harmonia funcional que irão lhe ajudar em seu desenvolvimento musical.
VER MATERIAIS AQUI.
Harmonia Funcional – Partitura linha 4
Caminhando para uma das últimas partes da música, na linha 4 temos mais quatro acordes.
Bb7M; Em7(b5); A7 e Dm7. Todos estes acordes são diatônicos, exceto o dominante A7 que apareceu com as tensões de NONA MENOR e DÉCIMA TERCEIRA MENOR.
Segundo a harmonia funcional, este é um acorde dominante secundário. Dominante de quem? Do acorde de Dm7, que é o VI GRAU do campo harmônico de fá maior.
Também podemos analisar este contexto considerando o Em7(b5) – A7, sendo denominado de II CADENCIAL SECUNDÁRIO, o II – V do acorde de RÉ MENOR.
Nesta situação, momentaneamente analisamos a canção sob a luz de RÉ MENOR, onde, na harmonia funcional, chamamos de tonicização.
Quanta coisa não? O conteúdo aqui abordado não é para lhe trazer confusão alguma, mas sim, demonstrar que no mundo do estudo da música, principalmente na harmonia funcional, podemos expandir o nosso horizonte sobre diversos assuntos, portanto, não se preocupe se não estiver entendendo algo, a ideia aqui é a expansão musical, enxergar novos limites.
Linha 5
Nos últimos compassos da canção, temos mais 4 acordes. Sabemos que C7 e F6 são respectivamente o V e I GRAU da tonalidade de Fá maior.
Db7(9) é um acorde dominante não diatônico. Neste caso, também é um DOMINANTE SUBSTITUTO, o SubV7 do C7.
Observe que neste trecho até mesmo a melodia “saiu” da escala de fá maior, passando pelas notas MI BEMOL, RÉ BEMOL, DÓ BEMOL e SI BEMOL, respectivamente a 9M, FUNDAMENTAL, 7m e 13M do acorde de Db7(9).
Sendo assim, e repetindo, Db7(9) é o dominante SubV7 que resolve em C7, o V GRAU dominante diatônico.
Posteriormente, o acorde diminuto C#° também não é diatônico a Fá maior.
Assim como nos diminutos que apareceram anteriormente, o C#° também possui função dominante. Ele se equivale ao acorde dominante C7(b9), resolvendo em Fá maior, sendo dominante primário.
Não quer dizer que todo acorde diminuto que aparecer se equivale a um dominante de algum acorde diatônico. O diminuto é muito versátil e possui outras características que a harmonia funcional também explica.
Concluindo a canção
Percebeu como uma simples música (esta não é tão simples assim…) pode nos trazer diversas informações que talvez jamais tivéssemos imaginado anteriormente.
Realmente, o estudo da música é muito abrangente, e quem irá explicar todos estes conteúdos é a harmonia funcional.
Assista a vídeo aula completa para que possa assimilar melhor o assunto aqui explicado. Inclusive possui a análise funcional da canção neste vídeo.
Harmonia Funcional violão
Seja no violão, teclado, baixo, sax etc… o assunto harmonia funcional é de extrema importância.
Posso estudar harmonia funcional para o violino? É claro. O assunto não é para um instrumento específico, onde irá encontrar materiais sobre harmonia para cada instrumento.
É óbvio que todo instrumento possui a sua peculiaridade, no entanto, em relação a harmonia funcional, você irá encontrar materiais que são “genéricos”, ou seja, materiais que são úteis para todos os instrumentos, que podem ser estudados por qualquer um, de um saxofone a um piano.
Se encontrar algo do tipo, “harmonia funcional para violão”, harmonia funcional para teclado”, será uma mera jogada de marketing para atender a determinado nicho musical.
O assunto é geral para todos. Cada um irá executar de acordo com o seu instrumento. Ao estudar escalas, logicamente a prática e ou/ execução das escalas num violão será diferente de um violino, no entanto, tratam-se das mesmas escalas musicais.
O que é harmonia funcional?
Se chegou a este ponto e ainda está com essa dúvida, há uma resposta muito simples e fácil…
Você irá encontrar diversas explicações sobre o que é harmonia funcional, todas elas corretas, é claro.
Mas para simplificar, a HARMONIA FUNCIONAL é a explicação da música em todos os sentidos.
Se quiser aprender sobre campo harmônico, existe tal matéria no estudo da harmonia.
Se quiser aprender sobre escalas, existe tal estudo.
Sobre cadências, formações de acordes, cifragem, rearmonizações, acordes substitutos no campo harmônico e dezenas de outros assuntos, tudo isso estará explicado no estudo da harmonia funcional.
Saiba mais sobre o assunto neste breve vídeo:
Harmonia Funcional livro
Excelentes livros como o Harmonia & Improvisação de Almir Chediak; Harmonia funcional de Alan Gomes; Harmonia de In Guest; harmonia funcional Carlos Almada entre outros materiais você encontrará em nosso idioma.
É claro também que recomendo os nossos livros da coleção Harmonia Essencial, os únicos que vem com vídeo aulas explicativas sobre cada assunto, um grande diferencial na área.
A coleção harmonia essencial possui 11 livros ao todo, exemplos com áudios em partitura, mais de 800 páginas explicando todo o conteúdo da Harmonia Funcional PASSO-A-PASSO.
Há diversos exemplos práticos de canções conhecidas além de rearmonizações.
É claro que o grande diferencial é que todo o conteúdo, página por página, possui vídeo aulas explicativas, deixando o assunto melhor assimilado pelo estudante.
Os livros possuem o subtítulo de “A GRAMÁTICA DA MÚSICA”, pois os mesmos fazem uma analogia ao estudo de um idioma qualquer.
Exemplo – Quando for começar a estudar inglês, primeiramente irá analisar o alfabeto do idioma, assim, no idioma musical, você irá começar pelo alfabeto da música (que considero como sendo os intervalos musicais) e assim por diante.
Desse modo, o estudo fica mais fácil, onde cada tijolo será colocado em ordem para que se construa o seu prédio musical!
Folheie algumas páginas dos livros logo abaixo:
♫ BAIXAR PDF DOS LIVROS AQUI ♫
Curso de Harmonia Funcional
Como já comentado, todo o conteúdo dos livros estão em vídeo aulas explicativas.
Os 11 livros estão explicados em 30 AULAS SEQUENCIAIS, começando lá do primeiro assunto do volume 1 até o último livro, tudo muito bem detalhado.
Dessa maneira, formamos o curso de Harmonia Funcional, o “HARMONIA EM 30 PASSOS”, onde são os livros da coleção Harmonia Essencial + Vídeo aulas explicativas.
São mais de 30 horas de conteúdo, sequencial e passo-a-passo, para que o estudante tenha um NORTE a ser seguido, facilitando o entendimento e dando um direcionamento nos estudos, com um começo, meio e “fim”.
O “fim” é algo complicado de se dizer, pois a música excede nossos limites de entendimento.
Veja um trecho da #AULA12 – ACORDES SUBSTITUTOS DO CAMPO HARMÔNICO MAIOR e qualidade Funcional.
SAIBA MAIS DETALHES SOBRE O CURSO AQUI
Mais aulas de Harmonia
Para que se familiarize mais com o assunto da HARMONIA, veja esta aula onde faço um estudo sobre o CAMPO HARMÔNICO MAIOR e abordo diversos conceitos da TEORIA MUSICAL junto ao estudo da Harmonia musical.
Toda a aula também foi baseada nos livros da coleção Harmonia Essencial.
CONCLUSÃO
A harmonia funcional explica a música, assim é.
Se quiser evoluir musicalmente de verdade, uma hora ou outra irá se deparar com o estudo da harmonia.
De verdade… Para aprender a fundo o assunto, não fique somente em vídeos do youtube onde os conteúdos são dispersos.
Adquira algum curso ou livro que mais lhe agradar no mercado, ou tenha um excelente professor presencial para que possa lhe instruir nesse caminho que não é tão simples assim de ser compreendido.
Conte com a nossa ajuda também.
Um abraço a todos.
Silvio Ribeiro
Conheça a Editora Harmonia Essencial:
www.harmoniaessencial.mus.br
Continue os estudos pelos demais artigos. Deixe o seu comentário 🙂
[email protected]
+ 55 (19) 9 9635 9402
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴