Como memorizar partituras – Como Músicos talentosos memorizam partituras
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial. Como memorizar partituras?
Algumas das ideias de um estudo feito por um dos autores do livro “INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA – COMO ENTENDER E INFLUENCIAR AS PESSOAS” de Joseph O’Connor e John Seymour sobre a maneira como músicos talentosos memorizam partituras musicais.
– Como eles conseguiam decorar toda uma sequência musical ouvindo-a uma ou duas vezes? Como memorizar partituras?
– Como a PNL pode nos ajudar nessas ESTRATÉGIAS MUSICAIS?
Vejamos tais ESTRATÉGIAS de como memorizar partituras.
(Texto a seguir retirado do livro citado acima Pág. 199)
“Os alunos foram solicitados a repetir um trecho musical, cantando ou marcando o ritmo com as mãos. Sua estratégia foi evocada através de perguntas, da observação das pistas de acesso e dos predicados utilizados.
Os alunos mais bem-sucedidos apresentaram vários padrões comuns. Adotavam uma postura, uma respiração e pistas de acesso visual semelhantes, em geral com a cabeça levemente caída para um lado e os olhos voltados para baixo enquanto ouviam. Eles sintonizavam e afinavam o corpo com a música.
Enquanto ouviam (AUDIÇÃO), obtinham uma sensação geral da música ( AUDIÇÃO ). Muitos descreveram isso como o ‘’clima’’, a ‘’personalidade’’ da peça musical. Essa sensação representava a peça como um todo e seu relacionamento com ela.
O próximo passo era criar uma representação visual da música. A maioria visualizava uma espécie de gráfico, no qual o eixo vertical representava as subidas e descidas de tom, enquanto o eixo horizontal representava a duração das notas no tempo ( VISÃO).
Quanto mais longa e mais difícil a peça musical, mais os alunos se apoiavam nessa imagem. A imagem era sempre luminosa , clara, bem focada e colocada a uma distância confortável para ser lida. Alguns alunos visualizavam a pauta com todas as notas, como numa partitura, mas isto não era essencial.
A sensação, o som e a imagem eram construídos ao mesmo tempo na primeira audição. A sensação fornecia o contexto geral para a imagem detalhada. As audições subsequentes eram utilizadas para fixar os trechos que ainda não estavam totalmente memorizados.
Quanto mais difícil a melodia, mais importantes eram essas sensação e imagens visuais. Os alunos repetiam mentalmente a melodia assim que acabavam de ouvi-la, no tom original e em geral numa velocidade mais rápida ( AUDIÇÃO ).
“COMO MEMORIZAR PARTITURAS”
Todos os alunos ouviam mentalmente a música, quase sempre na sua tonalidade original ( AUDIÇÃO ), enquanto cantarolavam ou marcavam o ritmo com as mãos. Também reviam a imagem e conservavam a sensação geral. Assim, tinham três maneiras diferentes de armazenar e ter acesso à peça musical.
Segmentavam a peça musical em porções menores e observavam os padrões repetidos de tonalidade e ritmo. Essas características eram lembradas visualmente, mesmo após uma única audição.
Embora se julgue que para lembrar uma peça musical é necessário uma boa memória auditiva, este estudo mostrou que se trata de cinestesia (Sensações).
É como se a pessoa ouvisse a imagem da sensação da música. Os alunos ouviam a melodia, criavam uma sensação que representava a peça como um todo e usavam o que ouviam e sentiam para criar uma imagem da música.
A estratégia básica mostra alguns princípios gerais sobre a memorização e a aprendizagem. Quanto mais representações tivermos do material, mais facilidade teremos para nos lembrar dele.
Quanto mais aspectos de nossa neurologia e de empenharmos, mais forte será a lembrança.
Os melhores alunos também conseguiam passar de um sistema representacional para o outro, às vezes concentrando-se na sensação, às vezes na imagem, dependendo do tipo de música. E todos acreditavam na sua capacidade.
Portanto, o sucesso pode ser resumido como a soma de empenho, crença e flexibilidade.
Para encerrar nossos comentários sobre as estratégias musicais de como memorizar partituras, vamos transcrever um trecho de uma carta em que Wolgang Amadeu Mozart revela como compunha:
“Tudo isso incendeia minh’ alma, e , desde que nada me distraia, o tema se amplia, ganha método e se define, e o todo, por mais longo que seja, surge quase completo e acabado em minha mente , o que me permite observá-lo com um só olhar, como se fosse um belo quadro ou uma formosa estátua. Não ouço em minha imaginação as partes sucessivas, mas o todo, de uma só vez. Que delícia absolutamente indescritível !”
Essas foram as ideias de ESTRATÉGIA MUSICAL de como memorizar partituras retirada do livro INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
Espero que possa utilizar seus sistemas representacionais, AUDIÇÃO, VISÃO, CINESTESIA (sentimentos) não somente para memorizar partituras e canções, mas que possa utilizá-los para também fazer belas canções, re-harmonizações e tudo envolvido à música, e, que esses sentimentos transpostos em suas canções possam alcançar milhares de pessoas.
De Seu amigo e Professor Silvio Ribeiro
Saiba mais sobre TEORIA MUSICAL AQUI.
Conheça:
1) Livros da Editora Harmonia Essencial ♥ >>>> CLIQUE AQUI
2) Curso de Harmonia Funcional COMPLETO♥ >>>> CLIQUE AQUI
3) Livros da COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL♥ >>>>CLIQUE AQUI
4) Cursos online de música que recomendamos♥>>>> CLIQUE AQUI
5) REVISTA HARMONIA ESSENCIAL (mensal) ♥ >>>> Clique aqui
Um abraço a todos e continue os estudos pelos demais artigos.
www.harmoniaessencial.mus.br
[email protected]
(19) 9 9635 9402
Deixe o seu comentário ♥ 🙂
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴