Acorde Dominante Suspenso X7sus4 – DICA DE USO!
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial.
Um estudo feito sobre a canção ANOS DOURADOS no livro da Série: Estudo Mensal de Outubro, em um trecho específico, demonstro a relação do ACORDE DOMINANTE SUSPENSO em um contexto de II CADENCIAL.
Veja na imagem logo abaixo.
(Livro da Série Estudo Mensal de Outubro Pág.23)
Note a relação do acorde C#7/4(9) com o G#m7. Se você não entende partitura irei colocar as notas logo abaixo:
Notas do acorde C#7/4(9) conforme demonstrado na pauta acima:
Fund.: Dó#
7m: Si
4J: Fá#
5J: Sol#
9M: Ré#
Notas do acorde G#m7 conforme demonstrado na pauta anteriormente:
Fund.: Sol#
11J: Dó#
3m: Si
7m: Fá#
5J: Ré#
Acrescentei uma tensão de 11J ao acorde G#m7 (ficando G#m7(11) ) simplesmente para demonstrar que basicamente, C#7/4(9) e G#m7 são acordes similares (para não dizer que são os mesmos).
Conteúdo
Contexto de II Cadencial
O fato é o seguinte!
A música que estamos analisando (Anos Dourados) está na tonalidade de LÁ MAIOR.
Surgiu a progressão:
C#7/4(9) – C#7(b9) —- Resolvendo em F#m7 (O VI grau)
Além de possuir esta jogada bem interessante entre os mesmos dominantes, onde a 4J do primeiro descende semitom para a 3M do posterior, e a 9M do primeiro descende semitom para a 9m do segundo, poderíamos considerar este trecho como um II CADENCIAL DISFARÇADO de F#m, já que C#7/4(9) corresponde a um G#m7.
ASSIM:
C#7/4(9) – C#7(b9) —- Resolvendo em F#m7 (O VI grau)
Poderíamos pensar desta maneira:
G#m7 – C#7(b9) —- Resolvendo em F#m7 (O VI grau)
Ou seja, um II CADENCIAL SECUNDÁRIO que resolve em F#m7.
Acorde Dominante Suspenso – Estudo
O que me fala deste estudo?
Coloque em prática, faça tal substituição e tire suas próprias conclusões.
Aproveite esta dica!
Silvio Ribeiro
Editora Harmonia Essencial ♫
OBSERVAÇÃO:
Aula baseada no livro da SÉRIE ESTUDO MENSAL DE OUTUBRO– Anos Dourados.
O livro possui BACKING TRACKS para colocar em prática a canção além do ESTUDO DETALHADO DA MESMA pela Harmonia Funcional e Teoria Musical.
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