Acorde G7(#5) Dominante – Exemplo na canção de AGEPÊ
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial.
O acorde dominante G7 resolve tradicionalmente 5J abaixo em C ou Cm.
Em uma ocasião na canção “ME LEVA” do sambista Agepê, apareceu a seguinte situação:
G7 – G7(#5) – C
Veja na partitura 👇👇
Conteúdo
Acorde Dominante aumentado X7(#5)
Este acorde dominante aumentado é caracterizado pela escala de TONS INTEIROS. Tal escala gera acordes dominantes do tipo X7(#5).
No entanto, na música em questão, o acorde dominante G7(#5) é utilizado de uma maneira bem interessante e não relacionado com a escala mencionada anteriormente.
Observe que a melodia no trecho comentado está na NOTA SOL.
Mas o mais interessante são os acordes.
G7 – G7(#5) – C gera um movimento nas notas dos acordes: RÉ – RÉ# – MI, a partir da 5J de G7.
G7 – Nota enfatizada RÉ (5J)
G7(#5) – Nota enfatizada RÉ# (5aum.)
C – Nota enfatizada (3M)
Veja neste breve vídeo tal movimento (30 segundos) 👇👇 Clique
Vídeo com Exemplo
👇👇 Clique 👇👇👇👇
Assim, o dominante G7(#5) que também resolve em DÓ MAIOR, está sendo utilizado para gerar uma aproximação cromática entre OS ACORDES DE TENSÃO e o de RESOLUÇÃO.
O estudo da Harmonia é libertador. Coloque esta dica em prática!
Bons estudos♫
Silvio Ribeiro – Editora Harmonia Essencial
OBSERVAÇÃO:
Conteúdo baseado no livro da Série Estudo Mensal de Agosto. O material acompanha backing tracks para colocar tudo em prática, além de outros estudos.
Saiba mais sobre este livro e os demais que acompanham o material
👇👇
QUERO SABER MAIS SOBRE ESTE LIVRO E TODOS OS QUE ACOMPANHAM O MATERIAL (CLIQUE AQUI)
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴