Aula 2 – Intervalos Musicais – Harmonia Funcional
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial. Na aula 2 de nosso curso de Harmonia Funcional abordamos o tema: INTERVALOS MUSICAIS – O ALFABETO MUSICAL, nosso alicerce para estudos posteriores.
No livro “Harmonia Essencial – A Gramática da Música” Volume 1 – Parte 1 – Capítulo 3, estudamos sobre o tema INTERVALOS, no qual considero como sendo o ALFABETO DA MÚSICA.
Conteúdo
O ALFABETO DA MÚSICA
Considero os intervalos como o alfabeto da música pelo fato deste tema, ao meu ver, ser o início dos estudos da HARMONIA MUSICAL, pois será nossa BASE ESTRUTURAL, o alicerce para todos os estudos posteriores.
Você irá perceber que desde a primeira aula até a última, estaremos utilizando-os de maneira prática, por isso a sua importância de entendimento desde o princípio.
OS INERVALOS
Intervalo, basicamente é a distância (diferença de altura) entre dois sons. Podem ser maiores, menores, justos, aumentados e diminutos.
Eles estão totalmente interligados a quantidade numérica de tons e simbologia que aparecem nas CIFRAS. (9, 7M, #5 etc…)
CONFIRA A INTRODUÇÃO DO CAPÍTULO 3 (Vol1 – Parte1) sobre os INTERVALOS – O ALFABETO DA MÚSICA” :
Intervalos – O alfabeto da música
” O alfabeto é um conjunto de letras de um sistema de escrita, geralmente disposto segundo uma ordem convencionada.
A palavra alfabeto é de origem grega (alphabethos) e provém das duas primeiras letras do alfabeto grego: o alpha (α) e o beta (β).Para além de ser um conjunto de letras, o alfabeto também é útil para ser aplicado na ordenação das palavras do dicionário, de enciclopédias, e de outras listas de palavras que podem, desta forma, ser ordenadas alfabeticamente.
HISTÓRIA DO ALFABETO
Não se sabe ao certo qual sua origem, porém, sabe-se que os egípcios foram os primeiros a tentar simbolizar as suas ideias através de figuras de animais.
Acredita-se, portanto, que o alfabeto tenha origem no Antigo Egito, por volta do ano 2000 a.C. e que representava o idioma dos trabalhadores semitas no Egito, tendo sido influenciado pelos princípios alfabéticos da escrita hierática egípcia.
Atualmente, o alfabeto mais utilizado no mundo é o alfabeto latino que deriva do alfabeto grego, que data do século IX a.C., e que foi o primeiro a designar de forma consistente tanto as letras vogais como as letras consoantes.
O alfabeto grego tem origem no alfabeto fenício, que era um sistema no qual cada símbolo representava uma consoante e que, por sua vez, tinha como referência o alfabeto semita que também era consonantal.
O alfabeto português atual tem por base o alfabeto latino.
“Considero o tema intervalos como sendo o alfabeto da música, o início de todo o estudo e a base para assuntos posteriores, onde “representa o idioma” da música e “simboliza suas ideias”.”
INFOGRÁFICO
TRECHO DA AULA 2 DO CURSO DE HARMONIA FUNCIONAL
SAIBA MAIS SOBRE NOSSO CURSO DE HARMONIA FUNCIONAL AQUI
Conheça:
1) Livros da Editora Harmonia Essencial ♥ >>>> CLIQUE AQUI
2) Curso de Harmonia Funcional COMPLETO♥ >>>> CLIQUE AQUI
3) Livros da COLEÇÃO HARMONIA ESSENCIAL♥ >>>>CLIQUE AQUI
4) Cursos online de música que recomendamos♥>>>> CLIQUE AQUI
5) REVISTA HARMONIA ESSENCIAL (mensal) ♥ >>>> Clique aqui
Um abraço a todos e continue os estudos pelos demais artigos.
www.harmoniaessencial.mus.br
[email protected]
(19) 9 9635 9402
Deixe o seu comentário ♥ 🙂
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴