⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

Campo Harmônico – Exercício Resolvido + ESTUDO

Campo Harmônico – Exercício Resolvido + ESTUDO

Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial.

Em uma das discussões de nosso grupo do Whatsapp fizemos as seguintes questões em relação ao estudo do campo harmônico.

Exercício G página 50 do livro da coleção Harmonia Essencial Vol.5 Parte 1.

g) || B6  |  E6  |  A#7  |  D#7(b9)  |  G#m6  |  G#7  |  C#7  |  F#7  |  G#m(7M)  ||

Conteúdo

🔴QUESTÕES

1) DESCUBRA qual é o Campo Harmônico.

2) Faça a análise com a cifra analítica.

3) Quais acordes são autênticos à tonalidade?

4) Quais acordes não pertencem à tonalidade original?

5) Simplificadamente, quais escalas poderíamos executar nesta progressão?

Tente resolver os exercícios antes de analisar as respostas que estão logo a seguir!

🔴RESPOSTAS

image - Campo Harmônico - Exercício Resolvido + ESTUDO

🔴Considerações Importantes

Neste estudo vale ressaltar algumas coisas.

1) O campo harmônico menor é formado por 3 campos harmônicos menores:

– Menor;
– Menor Harmônico;
– Menor melódico;

Assim, neste contexto apresentado foram utilizados acordes que estão dentro destes 3 campos harmônicos, no caso em relação à SOL# MENOR.

2) Em relação à cifra analítica podemos interpretar o acorde C#7 de duas maneiras diferentes.

Ele pode ser o acorde diatônico da tonalidade de SOL# MENOR MELÓDICA como sendo o IV grau.

Ele pode ser o respectivo dominante do F#7 (bVII7 da tonalidade), sendo portanto um DOMINANTE SECUNDÁRIO do tom em questão.

Ambas as análises estão corretas conforme demonstrado na resposta.

3) Os acordes demonstrados na resposta PERTENCEM à tonalidade de Sol# Menor, seja no campo harmônico menor, menor harmônico ou melódico.

4)A#7 e G#7 não pertencem ao tom de Sol# Menor. (    A#m7(b5) e G#m7 sim   )

5) Em relação às escalas que poderiam ser utilizadas.

Sob os acordes diatônicos vamos colocar que podemos utilizar as 3 escalas menores de Sol# (Menor, menor harmônica e melódica).

A#7 – Neste acorde podemos utilizar a escala de LÁ# MIXOLÍDIO (ou Sib mixolídio, referente à tonalidade de Mib Maior)

G#7 – Podemos utilizar a escala de SOL# MIXOLÍDIO (ou simplesmente a escala de DÓ# MAIOR);

C#7– Sob o C#7, se encarado como dominante do F#7 como comentado anteriormente, utilizaremos a escala DÓ# MIXOLÍDIO (ou simplesmente a escala de Fá# Maior).

🔴Concluindo

O estudo da Harmonia funcional é fundamental para que possa evoluir em seus estudos. Não há outro caminho. Não existe. Não busque fórmulas mágicas.

Simplesmente estude ♫

Bons Estudos ♫
Silvio Ribeiro – Editora Harmonia Essencial

image - Campo Harmônico - Exercício Resolvido + ESTUDO

NOTA:

Esta aula foi baseada nos livros da Coleção Harmonia Essencial. Todos os livros possuem videoaulas (página por página), áudios de todos os exemplos. 

image - Campo Harmônico - Exercício Resolvido + ESTUDO

CLIQUE AQUI E VEJA ESTE MATERIAL E TODOS OS DEMAIS DA EDITORA HARMONIA ESSENCIAL.

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇

🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴

Silvio✏ Livros de Estudos Musicais

👇Baixar PDF👇


🔴PDF com  ESCALAS MUSICAIS e CAMPOS HARMÔNICOS🔴

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

 

 

This will close in 0 seconds