Campo Harmônico – Exercício Resolvido + ESTUDO
Silvio Ribeiro aqui da Editora Harmonia Essencial.
Em uma das discussões de nosso grupo do Whatsapp fizemos as seguintes questões em relação ao estudo do campo harmônico.
Exercício G página 50 do livro da coleção Harmonia Essencial Vol.5 Parte 1.
g) || B6 | E6 | A#7 | D#7(b9) | G#m6 | G#7 | C#7 | F#7 | G#m(7M) ||
Conteúdo
🔴QUESTÕES
1) DESCUBRA qual é o Campo Harmônico.
2) Faça a análise com a cifra analítica.
3) Quais acordes são autênticos à tonalidade?
4) Quais acordes não pertencem à tonalidade original?
5) Simplificadamente, quais escalas poderíamos executar nesta progressão?
Tente resolver os exercícios antes de analisar as respostas que estão logo a seguir!
🔴RESPOSTAS
🔴Considerações Importantes
Neste estudo vale ressaltar algumas coisas.
1) O campo harmônico menor é formado por 3 campos harmônicos menores:
– Menor;
– Menor Harmônico;
– Menor melódico;
Assim, neste contexto apresentado foram utilizados acordes que estão dentro destes 3 campos harmônicos, no caso em relação à SOL# MENOR.
2) Em relação à cifra analítica podemos interpretar o acorde C#7 de duas maneiras diferentes.
Ele pode ser o acorde diatônico da tonalidade de SOL# MENOR MELÓDICA como sendo o IV grau.
Ele pode ser o respectivo dominante do F#7 (bVII7 da tonalidade), sendo portanto um DOMINANTE SECUNDÁRIO do tom em questão.
Ambas as análises estão corretas conforme demonstrado na resposta.
3) Os acordes demonstrados na resposta PERTENCEM à tonalidade de Sol# Menor, seja no campo harmônico menor, menor harmônico ou melódico.
4)A#7 e G#7 não pertencem ao tom de Sol# Menor. ( A#m7(b5) e G#m7 sim )
5) Em relação às escalas que poderiam ser utilizadas.
Sob os acordes diatônicos vamos colocar que podemos utilizar as 3 escalas menores de Sol# (Menor, menor harmônica e melódica).
A#7 – Neste acorde podemos utilizar a escala de LÁ# MIXOLÍDIO (ou Sib mixolídio, referente à tonalidade de Mib Maior)
G#7 – Podemos utilizar a escala de SOL# MIXOLÍDIO (ou simplesmente a escala de DÓ# MAIOR);
C#7– Sob o C#7, se encarado como dominante do F#7 como comentado anteriormente, utilizaremos a escala DÓ# MIXOLÍDIO (ou simplesmente a escala de Fá# Maior).
🔴Concluindo
O estudo da Harmonia funcional é fundamental para que possa evoluir em seus estudos. Não há outro caminho. Não existe. Não busque fórmulas mágicas.
Simplesmente estude ♫
Bons Estudos ♫
Silvio Ribeiro – Editora Harmonia Essencial
NOTA:
Esta aula foi baseada nos livros da Coleção Harmonia Essencial. Todos os livros possuem videoaulas (página por página), áudios de todos os exemplos.
CLIQUE AQUI E VEJA ESTE MATERIAL E TODOS OS DEMAIS DA EDITORA HARMONIA ESSENCIAL.
⬇⬇BAIXAR PDF⬇⬇
🔴PDF com Campos Harmônicos e Escalas maiores🔴